- Crianças que nascem com menos de 37/38 semanas por definição, são prematuros.
- Nem todo prematuro é igual. Existem bebês prematuros tardios e os extremamente prematuros. Dependendo do grau de imaturidade os bebês terão tempo e dificuldades diferentes.
- A mãe do bebê prematuro deve sempre que possível segurá-lo no colo, com cuidado e sempre orientada pela equipe de saúde.
- Os órgãos dos prematuros não estão prontos..principalmente os pulmões, que faziam a troca de ar por meio da placenta, por isso é muito comum esses bebês apresentarem dificuldades respiratórias.
- O prematuro pode e deve ser AMAMENTADO. No início pode apresentar dificuldades como: sucção débil, sonolência...O leite materno é essencial para esse bebê, mesmo que seja necessário no inicio ordenhá-lo e oferecê-lo por sonda ou através de algum método auxiliar durante a transição alimentar.
- Bebês prematuros são mais vulneráveis a doenças, principalmente respiratórias.
- Bebês prematuros podem fazer todos os exames. O acompanhamento clínico e ambulatorial são primordiais para esses bebês.
- Os bebês prematuros, principalmente com menos de 30 semanas, devem ter assistência médica diferenciada e acompanhamento multidisciplinar como fisioterapia e fonoaudiologia.
- o bebê prematuro não precisa viver em uma redoma de vidro...Após os cuidados extremos no hospital - ganho de peso e maturidade necessários para irem pra casa - a família deve levar uma vida normal, sempre que possível: passeios, ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO, contato com outras crianças. Manter as vacinas em dia, alimentação saudável e evitar o contato com pessoas doentes já bastam.
(Fonte: aleitamento.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário