quarta-feira, 13 de julho de 2011

21 ANOS: O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CHEGA A MAIORIDADE!!



Hoje o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) está completando 21 anos.

Em 13 de Julho de 1990 foi aprovado o ECA em substituição ao Código de Menores (1979) com o desafio de retirar crianças e adolescentes da vulnerabilidade.

O ECA foi criado para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes, promovendo uma nova maneira de legislar já que foi feito de forma participativa, sendo esse o primeiro legado. O segundo legado foi a determinação das diretrizes básicas para a elaboração das políticas públicas para crianças e adolescentes no país.

A insatisfação com o ECA é assunto preocupante, a maioria das pessoas acredita que o estatuto é "paternalista" em relação as atos infracionais, deixando na prática nenhum tipo de punição ou educação, além de ser utilizado por grupos criminosos, fazendo com que o adolescente se responsabilize por crimes que nao cometeu tirando a responsabilidade dessas pessoas.

Os desafios ainda são muitos, combate à exploração do trabalho infantil, exploração sexual, enfrentamento as drogas e profissionalização para o mercado de trabalho.

Mas não podemos deixar de comemorar esse instrumento fundamental de proteção das nossas crianças e adolescentes.
O ECA é uma bandeira que vale a pena lutar.



segunda-feira, 11 de julho de 2011

IV Campanha da Amamentação de Cáceres-MT









Está chegando!!!!





E já estamos na nossa 4a. edição.





Parece que foi ontem que um grupo de profissionais de diversas áreas, mas com o mesmo pensamento de promover o aleitamento materno, se reuniu em defesa desse ato tão importante para o bebê, a mãe e toda a família.






De 02 a 04 de Agosto o PANTANAL MATOGROSSENSE será "banhado de leite".





GRUPO ACALMMA vamos lá...temos muito trabalho...e desde já...PARABÉNS a todossss...














sexta-feira, 8 de julho de 2011

Campanha “Antibiótico: primeira dose imediata “

A Pastoral da Criança em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde lançou em Curitiba, no dia 04 de Julho a Campanha: "Antibiótico: primeira dose imediata", com o objetivo de orientar os gestores municipais de saúde e a sociedade, sobre a necessidade de ministrar a 1a. dose de antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde(UBS) logo após a consulta, em especial nos casos de crianças com suspeita de pneumonia.




Em um levantamento feito pela Pastoral, apresentado pelo Dr. Nelson Arns Neumann, mostrou que em muitos municípios, a mãe ou responsável pela criança recebe o medicamento após a consulta na UBS e só oferece a 1a. dose quando chega em casa e em outras situações precisa buscar o medicamento receitado na Unidade Central de Medicamentos, desperdiçando horas de tratamento que podem significar uma internação hospitalar evitável e, o que é pior, a morte da criança.



"Quanto mais cedo iniciar o tratamento mais fácil é a cura".


Essa é a mensagem da Campanha Nacional que mobiliza toda a sociedade, voluntários e articuladores da Pastoral junto aos Conselhos Municipais de Saúde.



Grande iniciativa como sempre.


Parabéns Pastoral da Criança.



(Fonte:pastoraldacrianca.org.br)








O bebê prematuro...sempre é bom saber...



  • Crianças que nascem com menos de 37/38 semanas por definição, são prematuros.


  • Nem todo prematuro é igual. Existem bebês prematuros tardios e os extremamente prematuros. Dependendo do grau de imaturidade os bebês terão tempo e dificuldades diferentes.


  • A mãe do bebê prematuro deve sempre que possível segurá-lo no colo, com cuidado e sempre orientada pela equipe de saúde.


  • Os órgãos dos prematuros não estão prontos..principalmente os pulmões, que faziam a troca de ar por meio da placenta, por isso é muito comum esses bebês apresentarem dificuldades respiratórias.


  • O prematuro pode e deve ser AMAMENTADO. No início pode apresentar dificuldades como: sucção débil, sonolência...O leite materno é essencial para esse bebê, mesmo que seja necessário no inicio ordenhá-lo e oferecê-lo por sonda ou através de algum método auxiliar durante a transição alimentar.


  • Bebês prematuros são mais vulneráveis a doenças, principalmente respiratórias.


  • Bebês prematuros podem fazer todos os exames. O acompanhamento clínico e ambulatorial são primordiais para esses bebês.


  • Os bebês prematuros, principalmente com menos de 30 semanas, devem ter assistência médica diferenciada e acompanhamento multidisciplinar como fisioterapia e fonoaudiologia.


  • o bebê prematuro não precisa viver em uma redoma de vidro...Após os cuidados extremos no hospital - ganho de peso e maturidade necessários para irem pra casa - a família deve levar uma vida normal, sempre que possível: passeios, ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO, contato com outras crianças. Manter as vacinas em dia, alimentação saudável e evitar o contato com pessoas doentes já bastam.



(Fonte: aleitamento.com)