quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Método Canguru


A posição "canguru" foi idealizada na Colômbia em 1979 com o objetivo de diminuir a mortalidade neonatal elevada naquele país. A idéia era de que a colocação do recém-nascido contra o peito da mãe promoveria maior estabilidade térmica, substituindo as incubadoras, permitindo alta precoce, menores índices de infecção hospitalar e consequentemente melhor qualidade de assistência com menor custo para o sistema de saúde. A atitude de promover um contato pele a pele entre a mãe e seu bebê prematuro mostrou desenvolver um maior vínculo afetivo e um melhor desenvolvimento da criança.

No Brasil , os primeiros hospitais a trabalhar com a posição canguru, foram os Hospitais Guilherme Álvaro (Santos-SP) e o Instituto Materno e Infantil de Pernambuco (Recife-PE).

Em Junho de 1999, após um ano de pesquisas e observações, a Área da Saúde da Criança da Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, redigiu uma minuta para o atendimento humanizado ao RN de baixo peso e estabeleceu um grupo de trabalho com membros de várias Entidades, nascendo assim, a Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso (Método Canguru).

O Brasil trabalha o Método Canguru com a visão de um novo paradigma que é o da atenção humanizada à criança, à mãe e à família, respeitando-os suas características e individualidades.

Desenvolvendo atenção também ao profissional de saúde, para que suas ações possam ser realizadas cada vez mais com segurança, tranquilidade e respeito.

(Fonte:www.metodocanguru.org.br)

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Informativo da Sociedade Brasileira de Pediatria: Amamentação




Obrigada de coração ao Dr. Roberto Vinagre pela citação da Semana da Amamentação em Cáceres na edição do informativo no. 15 - Outubro/2010: Amamentação. Da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Foi um prazer enorme a sua participação no evento e contamos com seu apoio para os próximos!!
Lembro que, somando forças podemos sempre mais...
E reverter o conhecimento para a comunidade é o objetivo.


Parabéns GRUPO ACALMMA!!!!