quinta-feira, 19 de agosto de 2010

TESTE DA ORELHINHA: Agora é Lei !!!!


Hospitais e maternidades públicas em todo o país serão obrigados a realizar gratuitamente a Triagem Auditiva Neonatal, popularmente conhecida como o Teste da Orelhinha, através do exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs) nos bebês nascidos em suas dependências.


A Lei 12.303 de 02 de Agosto de 2010, foi sancionada pelo Presidente da República e vai contribuir para que todos os recém-nascidos tenham acesso ao teste.
Uma vitória pelos Direitos das Crianças...


O Teste da Orelhinha é um exame objetivo, rápido e indolor, feito durante o sono natural, com a colocação de uma sonda na orelha do bebê. O EOA consiste na produção de um estímulo sonoro e na capitação do seu retorno (eco).
Tem como objetivo identificar precocemente perdas auditivas, possibilitando a intervenção precoce e diminuíndo o impacto negativo no desenvolvimento da fala e da linguagem.






terça-feira, 10 de agosto de 2010

Estimulação Fonoaudiológica na UTI Neonatal



A atuação fonoaudiológica na UTI Neonatal tem um papel de destaque quando o assunto é a alimentação do RN prematuro.


A sucção, bem como a coordenação da sucção-deglutição-respiração constituem funções necessárias ao fornecimento de nutrientes por via oral para esses bebês (Neiva,2003).


O RN prematuro apresenta uma imaturidade global que dificulta a realização da alimentação pela boca, o que contribui para a dificuldade em iniciar e manter o aleitamento materno.


O fonoaudiólogo atua nesse contexto estimulando a sucção não nutritiva (SNN) para adequação dos padrões orais, estabelecendo métodos de avaliação para uma transição alimentar da via gástrica para via oral segura e eficaz tanto para o bebê quanto para a equipe de saúde e com o objetivo de se estabelecer uma maior frequencia de aleitamento materno exclusivo nessa população.



(Foto: Estimulação da SNN em um prematuro na UTIN do Hospital de Clínicas-UFPR)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Começou a Semana da Amamentação!!!


Chegou a hora...

Mais uma vez..o mundo todo reunido para divulgar a importância da AMAMENTAÇÃO!!!!

E não é pouca gente não....São mais de 120 países!!!!!

Tenho visto na televisão muita coisa legal sendo realizada por todo nosso país...

Estou em Joinville-SC, mas concentrada e com meu pensamento positivo na nossa Campanha em Cáceres-MT...Já tive notícias hj de que a MARATONA DO PEITO foi um SUCESSO!!!!

Sei que o nosso GRUPO ACALMA vai mais uma vez surpreender...

E esse ano estou feliz demais!!!!Pois o nosso GRUPO ACALMA ganhou novos membros: Enfermeiros dos PSFs da cidade..professores da Unemat...fisioterapeutas do Hospital Regional....MUITA GENTE COMPETENTE E ENVOLVIDA COM A CAUSA!!!

Vou falar deles aki no blog mais pra frente....

Aki em Joinville também tem muita coisa legal....

Ontem, vi na TV que um grupo de crianças encenaram um teatrinho sobre a importancia do aleitamento materno..na Maternidade Darcy Vargas...

É isso aí!!!!Pessoas inteligentes....comprometidas com o melhor para a saúde das nossas crianças..

Pessoas com paciência de sobra pra divulgar e realizar esse trabalho de "formiguinha"...mas com colheita farta no futuro..e espero de coração que em um futuro bem próximo...

FIQUEM NA PAZ...

Saudades...